Strict Standards: Non-static method utf_normalizer::nfc() should not be called statically in /home/lagnosis/public_html/includes/utf/utf_tools.php on line 1783
Apoio a Ex-membros de Seitas : A gnose develada em Português

Fecha actual Vie Dic 15, 2017 6:24 am

Todos los horarios son UTC - 5 horas [ DST ]

Nuevo tema Responder al tema  [ 10 mensajes ] 
Autor Mensaje
 Asunto: Apoio a Ex-membros de Seitas
NotaPublicado: Jue Ene 22, 2015 2:04 pm 

Olá,
Meu nome é Flávio. Embora não conheça a Gnose em específico (assisti apenas a uma palestra em 1999), estou muito feliz de encontrar um fórum brasileiro de ex-membros deste grupo. Sem entrar no mérito de ser ou não uma seita (não tenho como dizer), acho de vital importância que ex-membros de grupos digamos assim "exotéricos" ou "ocultos" possam se expressar. São assuntos que a sociedade acaba por não se interessar muito, amigos e colegas simplesmente aguardam que a pessoa "vire a página", "esqueça o passado" e siga em frente, deixando o ex-membro sujeito a uma segunda exclusão social. Às vezes nossa raiva acaba sendo nem tanto contra os verdadeiros agressores, mas sobre os ex-colegas que silenciaram após nossa saída, e sobre a sociedade que não dá bola para as manipulações que ocorrem entre 4 paredes em certos grupos fechados.
Digo isso pois também me identifico com os mesmos relatos de ex-membros de várias seitas. Participei da Conscienciologia por 14 anos até ser expulso. Já se fazem 3 anos que estou a lamber minhas feridas e percebendo que esquecer não é o caminho, mas sim aceitar que esta experiência faz parte de mim e integrá-la em uma vida equilibrada. Felizmente encontrei quem estivesse mais ou menos disposto a escutar. Colocar pra fora faz parte do processo.
Parece que no Brasil estas formas de suporte a ex-membros de seita ainda são precárias. Encontro pouquíssimas referências sobre o estudo das seitas, ou como alguns preferem chamar, "grupos de manipulação psicológica". Agradeceria a todos que tiverem alguma referência brasileira (bibliografia, pesquisador, terapeuta, fóruns, grupos etc) dedicados a esse tipo de trabalho (auxílio na recuperação de pessoas que sofreram manipulação de grupos sectários, ou alerta sobre os grupos sectários mesmos). Pretendo, quando possível, escrever um livro, trazendo para a língua portuguesa o que venho estudando na literatura inglesa e espanhola sobre o assunto, tentando trazer pro nosso idioma um pouco mais de consciência sobre o assunto das "seitas".
No mais, para quem estiver interessado, abri um grupo no Facebook específico sobre Conscienciologia (www.facebook.com/groups/conscienciologialivre/), entre as trollagens e uma moderação meio leniente da minha parte (rsrsrs) tem servido para as pessoas expressarem seus descontentamentos sobre ela, quando não encontram espaço em outros lugares.
Ficarei extremamente grato de poder trocar ideias e experiências, tanto neste fórum como em particular. Meu facebook é "flavio.amaral.autopesquisas" e skype "flavio..amaral".
Parabéns aos administradores pela iniciativa de abrir este espaço. Abraços fraternos!

Flávio Amaral
Florianópolis - SC

Asunto: Re: Apoio a Ex-membros de Seitas
NotaPublicado: Sab Ene 24, 2015 12:14 pm 
Moderador de Foro

Boas Flávio.

Antes de mais nada bem vindo ao forum e obrigado por participares nesta dificil tarefa de tentar acordar algumas consciencias que se encontram nesses "antros" da gnose.

Resumindo um pouco o teu post acredito que existam poucas referencias e nao sei que mais no Brasil, mas acredita quando te digo que a realidade Portuguesa é bem pior que a vossa.
A grande diferença é que vocês brasileiros chegam-se à frente e são mais activos que os portugueses.

Conheço historias de vidas aqui em Portugal que foram estragadas pelo Ernesto e seus zombies mas apesar de lhes dizer para virem aqui participar, preferem ficar calados e "esquecer". É uma mentalidade em que eu não me revejo mas quem opta por ficar calado/a, esquece-se que um "21/12/2012" vai voltar a acontecer e depois a quem recorrem ? Aos que nunca desistiram.

Seja como for o objectivo está a ser cumprido e aos poucos traz-se para a luz do dia as mentiras que eles cozinham durante a noite.

Cumprimentos e boa sorte !

Knowledge‎ is power

NotaPublicado: Lun Mar 09, 2015 10:02 am 

Legal a iniciativa. Fiz parte da AGEACAC do Brasil. Quando abandonei a instituição e a doutrina, o fórum me ajudou bastante com informações e os testemunhos. Mas aqui no nosso país realmente não encontrei grupos de apoio. Ainda bem que pude estudar e fazer leituras por conta própria, isso me ajudou muito a varrer a influência psicológica autodestrutiva da gnosis e todo aquele pensamento pseudocientífico e supersticioso.

Continuem o excelente trabalho.

Abraços!

NotaPublicado: Jue Feb 04, 2016 8:09 pm 

Olá novamente! Escrevi um livro que pode ser de interesse, que explica como funcionam e como reconhecermos estes grupos antes de cairmos nas suas garras. Se chama "Seitas e Grupos Manipuladores: aprenda a reconhecê-los" (http://www.amazon.com.br/dp/B01ATYM62G). No mais, será um prazer manter contato e se tiver algo que eu possa contribuir para esclarecer as pessoas, fico à disposição. Abraços!

NotaPublicado: Sab Feb 06, 2016 2:13 pm 
Moderador de Foro

Flávio Amaral escribió:
Olá novamente! Escrevi um livro que pode ser de interesse, que explica como funcionam e como reconhecermos estes grupos antes de cairmos nas suas garras. Se chama "Seitas e Grupos Manipuladores: aprenda a reconhecê-los" (http://www.amazon.com.br/dp/B01ATYM62G). No mais, será um prazer manter contato e se tiver algo que eu possa contribuir para esclarecer as pessoas, fico à disposição. Abraços!

Boas.
Muito boa iniciativa e gostei especialmente da capa, o pormenor da ovelha tá 5 estrelas

Isto tem andado calminho mas se alguem quiser informações reencaminho para si, se entretanto quiser criar um tópico com uma leve explicação sobre o seu livro e como adquiri-lo sinta-se à vontade, evite é falar em valores monetários penso que não é permitido.

Seja como for, obrigado por contribuir!

Knowledge‎ is power

NotaPublicado: Mar May 31, 2016 5:16 pm 

Acho eu,o perfil da vítima de uma seita deveria ser mudado.Isto porque na realidade qualquer um pode ser captado.O método que utilizam sobre a pessoa é que vai variando consoante o seu tipo.Digo isto porque eu sempre fui muito independente,sou frontal, ás vezes demais,questionadora,tenho a mania de só fazer o que me dá na telha,e não sou muito de ligar ao que os outros possam pensar de mim.Quando nos deparamos com o perfil,sempre se fica com a ideia que a vítima será sempre uma pessoa dependente dos outros,algo submissa,que confia facilmente no outro.Estas seitas têm um verdadeiro arsenal como "modus operandi".Ninguém se pode considerar demasiado esperto para nunca cair em nenhuma.Nem sei como ainda não foram criadas leis que protejam as pessoas destas armadilhas...

NotaPublicado: Dom Ago 20, 2017 1:25 am 

Uma breve resumo do livro, disponível em https://www.amazon.com.br/dp/B01ATYM62G/

Se você conhece alguém que, de repente, mudou radicalmente os objetivos de vida, desligou-se do grupo social usual para conviver com um grupo novo e desconhecido, se tornou quase irreconhecível pelas novas ideias e discursos, mudou de hábitos e vem ficando mais radical em suas críticas sobre o mundo, saiba que esta pessoa pode ter caído nas tramas de grupos manipuladores, totalistas, destrutivos, popularmente chamados de "seitas".
Saiba, neste livro, como identificar sinais de alerta para não cair nas armadilhas de grupos manipuladores e sectários. Conheça meios de ajudar a pessoa envolvida em uma seita. Aprenda a dar suporte para quem saiu ou está prestes a sair de um grupo sectário, facilitando seu processo de reinserção social e evitando novas "recaídas".
Este livro foi escrito com linguagem simples, didática, podendo ser lido por qualquer pessoa. O objetivo é trazer ao público falante da Língua Portuguesa conhecimentos essenciais que ajudem a prevenir e tratar este mal social tão comum mas, ao mesmo tempo, tão negligenciado. Desjo a todos uma boa leitura e fico à disposição!

NotaPublicado: Dom Ago 20, 2017 1:26 am 

Lancei a página @GruposAbusivos no Facebook.
Estou realizando um estudo sobre manipulação psicológica e abusos cometidos por seitas e grupos disfuncionais. Elaborei uma pesquisa que pode ser respondida por qualquer pessoa, neste link: https://goo.gl/forms/sqjloZAfcyLrta3G2.
O questionário é anônimo e os dados serão mantidos em sigilo. Ao compartilhá-lo com seus conhecidos e respondê-lo você ajudará nessa pesquisa e poderá aprender um pouco mais sobre esse assunto.
Estou disponível para eventuais dúvidas. Muito obrigado!

NotaPublicado: Dom Ago 20, 2017 1:29 am 

FUTURO escribió:
Acho eu,o perfil da vítima de uma seita deveria ser mudado.Isto porque na realidade qualquer um pode ser captado.O método que utilizam sobre a pessoa é que vai variando consoante o seu tipo.Digo isto porque eu sempre fui muito independente,sou frontal, ás vezes demais,questionadora,tenho a mania de só fazer o que me dá na telha,e não sou muito de ligar ao que os outros possam pensar de mim.Quando nos deparamos com o perfil,sempre se fica com a ideia que a vítima será sempre uma pessoa dependente dos outros,algo submissa,que confia facilmente no outro.Estas seitas têm um verdadeiro arsenal como "modus operandi".Ninguém se pode considerar demasiado esperto para nunca cair em nenhuma.Nem sei como ainda não foram criadas leis que protejam as pessoas destas armadilhas...

Concordo com você. Muitos entram em seitas por serem pessoas críticas e inconformadas com a maneira que a sociedade funciona, atraídos justamente pelos discursos críticos da seita e suas propostas de transformar o mundo (só no discurso, claro). Abraços!

NotaPublicado: Dom Ago 20, 2017 3:09 pm 
Moderador de Foro

Flávio Amaral escribió:
Lancei a página @GruposAbusivos no Facebook.
Estou realizando um estudo sobre manipulação psicológica e abusos cometidos por seitas e grupos disfuncionais. Elaborei uma pesquisa que pode ser respondida por qualquer pessoa, neste link: https://goo.gl/forms/sqjloZAfcyLrta3G2.
O questionário é anônimo e os dados serão mantidos em sigilo. Ao compartilhá-lo com seus conhecidos e respondê-lo você ajudará nessa pesquisa e poderá aprender um pouco mais sobre esse assunto.
Estou disponível para eventuais dúvidas. Muito obrigado!

Preeenchido e enviado. Obrigado por ajudares nesta luta.

Cumprimentos

Knowledge‎ is power

Nuevo tema Responder al tema  [ 10 mensajes ] 

Todos los horarios son UTC - 5 horas [ DST ]